O Sistema de Hidrantes é responsável pela proteção no combate a incêndio de edificações, destinado a distribuir pontos de água com pressão e vazão pré-determinada, para combater princípios de combate a incêndio.
O Sistema de Hidrante é um tipo de sistema hidráulico, acionado de forma manual, por isso, pode ser manuseado pelos ocupantes do prédio, desde que eles tenham conhecimento básico de como utilizar o equipamento, para garantir a extinção dos primeiros sinais de incêndio.
Sistema de Hidrantes é composto por:
- Reservatório de água,
- Bombas de incêndio
- Tubulações e peças hidráulicas
- Registro de manobra
- Abrigo de mangueiras
- Registro de recalque.
O Sistema de Hidrantes é acionado manualmente, e é utilizado por meio do jato de água liberado sobre o foco do incêndio. A capacidade do jato é compatível ao risco do local, e visa acabar com o fogo no estágio inicial, o objetivo desse sistema é controlar o fogo até a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros.
A caixa de hidrante deve ser pintada na cor vermelha para facilitar a localização do equipamento dentro do edifício. Esse tipo de sistema é bastante comum e é encontrado na grande maioria das edificações.
O tipo de Sistema de Hidrantes aplicado, é selecionado conforme a ocupação e o uso do edifício, existem os sistemas de hidrantes e de mangotinhos, com base no tipo de esguicho utilizado. Variam conforme a norma técnica ou regulamento do local de desenvolvimento e instalação do sistema de combate a incêndio.